O objetivo principal desta linha de pesquisa é o desenvolvimento e o aprimoramento de dispositivos, equipamentos, formas de aquisição e interpretação de dados de ensaios geotécnicos e geo-ambientais, tanto no campo como no laboratório, para que se tenha uma melhor caracterização, bem como a previsão do comportamento de maciços de solos e/ou rochas e obras geotécnicas.
Um dos primeiros resultados foi o desenvolvimento de um sistema baseado na Time Domain Reflectometry (TDR) para a estimativa do teor de umidade in situ. Também foram desenvolvidos dispositivos e sistemas para realização de ensaios sísmicos em conjunto com o piezocone, bem como para medida de energia em ensaios SPT.
No momento, estudos vêm sendo realizados para melhorar as técnicas de investigação do meio físico visando a identificação e remediação de áreas contaminadas. Neste contexto, tem-se procurado desenvolver um conjunto de soluções adaptadas para a realidade do Brasil, focada na contaminação provocada por hidrocarbonetos, em especial a gasolina e o óleo diesel, contando com o desenvolvimento de sensores ópticos, dielétricos e olfativos.
Novas metodologias para a interpretação racional dos resultados de ensaios geotécnicos e geoambientais estão sendo desenvolvidas.
Prof. Dr. Edmundo Rogério Esquivel (esquivel@sc.usp.br)
Prof. Tit. Heraldo Luiz Giacheti (h.giacheti@unesp.br)